A unidade de média duração e reabilitação tem por finalidade a estabilização clínica, a avaliação e a reabilitação integral da pessoa que se encontre na situação prevista no número anterior.

 

Objectivos

Pretende-se, com este tipo de unidades, responder a necessidades transitórias, visando maximizar os ganhos em saúde e:

 

  • Evitar permanências desnecessárias em hospitais de agudos;
  • Contribuir para a gestão das altas dos hospitais de agudos;
  • Reduzir a utilização desnecessária de unidades de internamento de convalescença e de longa duração;
  • Promover a reabilitação e a independência dos utentes.

 

 


Caracterização

A unidade de média duração e reabilitação é uma unidade de internamento, com espaço físico próprio, que presta cuidados clínicos, de reabilitação e apoio psicosocial, por situação clínica decorrente de recuperação de um processo agudo ou descompensação de processo patológico crónico, a pessoas com perda transitória de autonomia potencialmente recuperável.

O período de internamento na unidade de média duração e reabilitação tem uma previsibilidade superior a 30 dias e inferior a 90 dias consecutivos, por cada admissão.

 

Destinatários

Os utilizadores das unidades de média duração e reabilitação são doentes oriundos de outras respostas da Rede, de instituições de saúde ou de solidariedade e segurança social ou, ainda, do domicílio, que careçam de cuidados integrados em regime de internamento, mas não de cuidados tecnologicamente diferenciados.

Podem, ainda, existir unidades de média duração e reabilitação, com características próprias, destinadas a grupos específicos de doentes.O regime de unidade de dia destina-se a pessoas em situação de dependência, cujas condições clínicas e sócio-familiares lhes permitem a permanência no domicílio, mediante a prestação de cuidados em regime de dia.

Fonte: http://www.rncci.min-saude.pt/rncci/constituicao/internamento/Paginas/UnidadesdeMediaDuracaoeReabilitacao.aspx